Ligue sua calculadora e mãos a obra! Para calcularmos a Taxa Interna de Retorno precisamos do fluxo de caixa, de acordo com o enunciado o fluxo ocorre anualmente durante 10 anos, olhe na tabela abaixo:
Acesse sua biblioteca análise de investimento e pressione (UP) para atualizar as teclas disponíveis, observe que agora você tem a opção TIR como na imagem abaixo:
Como configuração padrão do programa o cálculo da TIR vem desativada, como vamos calcular a TIR neste exercício será necessário que ativemos ela antes de partirmos para (CALC), o procedimento é simples, basta pressionar (TIR) e ela ficará ativada.
Depois de deixar o cálculo da TIR ativo pressione (CALC), você deve ter notado que no formulário abaixo tem o campo do TMA para preencher, acontece que o exercício não nos fornece essa informação então é só colocar 0.
Após inserir o fluxo de caixa é bom dar uma revisada nos valores inseridos, com o fluxo de caixa selecionado pressione (EDIT),
Se os dados em sua calculadora estiverem idênticos aos da imagem acima, pressione (OK) para sair da edição do fluxo de caixa e pressione (OK) novamente para processar os dados, após alguns segundos você receberá este resumo:
Deste resumo precisaremos apenas da TIR. Respondendo o exercício, a Taxa Interna de Retorno deste investimento é de 9,49% ao ano.
Este exercício foi retirado de uma lista fornecida pela professora Juliana Schivani, caso se interessem é só clicar aqui para download.
Clique aqui para acessar um exercício inédito!
Aproveite os comentários para tirar suas dúvidas!
Mas cadê o programa?
ResponderExcluirBoa tarde Cla. Então, na verdade estou vendendo este programa no mercado livre. Acabei criando este blog para auxiliar os usuários na utilização do programa. Caso tenha interesse, entre em contato. Obrigado pela atenção
ExcluirSe eu tenho um fluxo de caixa por 36 meses, com parcelas diferentes. Eu tenho que escrever 36 vezes esse valor no fluxo de caixa do programa ?
ResponderExcluir